Aproximação entre Samyr Malta e JHC pode redefinir alianças políticas no sertão de Alagoas
- Blog Panorama

- há 7 dias
- 1 min de leitura

A cena política alagoana começa a ganhar novos contornos com a recente aproximação entre o vereador por Maceió, Samyr Malta, e o prefeito da capital e pré-candidato ao governo de Alagoas em 2026, JHC (João Henrique Caldas). O movimento, que vem sendo observado de perto por analistas políticos, pode representar um apoio de peso ao projeto de expansão de JHC pelo interior do estado.
A articulação ganha ainda mais relevância devido aos laços familiares e políticos de Samyr. Ele é primo do ex-prefeito, Celso Luiz, e do atual prefeito e pré-candidato a deputado estadual, Tenorinho Malta nomes com forte influência em diversos municípios do sertão alagoano, região historicamente ligada ao grupo dos Renans.
A entrada do grupo Malta no campo de apoio a JHC pode ajudar o prefeito de Maceió a fortalecer suas bases no interior, uma área onde ainda enfrenta resistência política e domínio consolidado da família Calheiros.
No entanto, a possível aliança também levanta questionamentos: seria esse apoio uma traição aos Renans?
Fontes próximas aos bastidores políticos afirmam que, embora Celso Luiz e Tenorinho Malta já tenham colaborado com o grupo Calheiros em momentos anteriores, o cenário atual é de redefinição de forças. Em ano pré-eleitoral, as alianças tendem a ser mais estratégicas que ideológicas, e o pragmatismo político pode falar mais alto que a fidelidade histórica.
Com isso, a aproximação entre Samyr Malta e JHC pode se tornar um divisor de águas na política alagoana, sinalizando não apenas uma reconfiguração de apoios, mas também um novo equilíbrio de poder entre Maceió e o sertão.








Comentários