Esclarecimento relevantes sobre o início do Ano Letivo 2021 na Rede Pública de Água Branca



A Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Água Branca vem, por meio deste instrumento de comunicação, esclarecer pontos relevantes sobre o início do Ano Letivo 2021 na Rede Pública Municipal de Ensino.


Levando em consideração que, torna-se primordial o cuidado e a preservação da vida humana, esta Secretaria, com base nas determinações de instâncias superiores, resolve:


1 – Esclarecer que o Ano Letivo 2021 vem sendo cuidadosamente planejado por meio das seguintes ações: a partir de janeiro de 2021 aconteceram diversas reuniões internas para estudo de portarias publicadas no Diário Oficial da União, bem como formação on-line para Equipe Técnica SEMED no tocante ao novo modelo de ensino a ser adotado: Ensino Híbrido. A partir das informações recebidas e apreendidas pela Equipe Técnica desta Secretaria, foram tomadas as seguintes providências: encontros virtuais com os profissionais da educação para planejamento e organização deste ano letivo, entrega de materiais de prevenção à Covid-19 em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino e formações on-line e presenciais com as EQUIPES Escolares para adoção e implementação de Protocolo de Medidas de Prevenção à Covid-19.


2 – Nesse momento, foram discutidos e definidos o modo de acolhimento aos estudantes e assistência às famílias em período de afastamento social. Ficou definido que a SEMED realizará avaliações prévias, no início do Ano Letivo, com o intuito de diagnosticar o nível de conhecimento dos estudantes, haja vista toda a perda intelectual causada pela pandemia.


3 – As atividades escolares serão retomadas, gradualmente, obedecendo às seguintes datas: 15 de março de 2021, iniciaremos o ano letivo com os alunos de 6° ao 9° em formato remoto. A partir do dia 22 de março, serão retomadas as aulas no ensino semipresencial (Modelo Híbrido) para todos os anos/séries do Ensino Fundamental (1° ao 9° ano). Vale salientar que, em relação às aulas da Educação Infantil (Turmas de Creche e Pré-escola), o início dar-se-á na segunda quinzena de abril de 2021.


4 – Reforçamos que o início do Ano Letivo 2021, devido à pandemia, precisa ser feito de forma gradual, ou seja, aos poucos e respeitando os dados oficiais emitidos pela Secretaria Municipal de Saúde, no que diz respeito ao número de casos da Covid-19 em nosso município.


5 – Quanto às aulas presenciais, estas respeitarão as orientações, decretos e protocolos de medidas sanitárias federais, estaduais e municipais. Serão tomadas diversas providências, a citar: o distanciamento de 1,5 entre as carteiras escolares; obrigatoriedade da higienização das mãos com álcool 70°; uso obrigatório de máscaras de proteção facial (as mesmas já foram entregues às escolas para que sejam distribuídas gratuitamente entre os alunos / 02 máscaras reutilizáveis por aluno); aferição de temperatura na entrada das unidades de ensino; horário reduzido de aula; rodízio de alunos nas aulas presenciais para evitar aglomeração no ambiente escolar; entre outras medidas adotadas para a prevenção à Covid-19.


6 – O Protocolo de Retorno às Aulas 2021 tem como base as normativas estabelecidas pelos Conselhos Nacional e Estadual de Educação, bem como orientações da SEDUC/Alagoas.


Sem mais para o momento, desejamos boas-vindas a alunos e profissionais da educação, ao mesmo tempo em que nos colocamos à disposição daqueles que compõem as comunidades escolares.

© 2020 - Blog Panorama - As notícias políticas mais importantes do Alto Sertão de Alagoas.