Governador anuncia ampliação da vacinação para idosos a partir de 79 anos em Alagoas

As 37.400 doses de imunizantes chegarão por volta das 19 horas desta quinta-feira (24) no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares

O governador Renan Filho utilizou a conta dele no Twitter para informar que Alagoas recebe do Ministério da Saúde, nesta quarta-feira (24), mais 37.400 doses de imunizantes contra a Covid-19. São 24 mil da AstraZeneca/Oxford, importadas da Índia, e 13,4 mil da vacina do Instituto Butantan (CoronaVac), produzida no Brasil.


“Vamos ampliar a faixa etária de vacinação a partir de 79 anos e continuaremos a imunização dos profissionais de saúde”, informou Renan Filho.


Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), as vacinas devem chegar ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares por volta das 19 horas. Os imunizantes já estarão disponíveis para os municípios alagoanos a partir de sexta-feira (26).


Mais cedo, durante entrevista coletiva, Renan Filho afirmou que se houver imunizantes à venda, o Governo de Alagoas vai adquiri-los com recursos próprios do Tesouro Estadual. Ele recordou que o Estado já provisionou recursos para este fim.


Na terça-feira (23), a maioria dos ministros do STF decidiu que Estados e municípios podem comprar e fornecer à população vacinas contra a Covid-19. A medida foi autorizada em caso de descumprimento do Plano Nacional de Vacinação pelo governo federal ou de insuficiência de doses previstas para imunizar a população.


A liberação também vale para os casos em que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não conceda autorização em até 72 horas para uso de imunizantes já aprovados por agências reguladoras de outros países.


"Se tiver vacina à venda, nós vamos comprar. Vamos imunizar nosso povo com esforços financeiros próprios do caixa estadual alagoano", assegurou Renan Filho.

© 2020 - Blog Panorama - As notícias políticas mais importantes do Alto Sertão de Alagoas.