Já está praticamente batido o martelo a mudança do presidente da Câmara dos Vereadores de Delmiro Gouveia, Kel, para o Partido dos Trabalhadores.
E a mudança não tem nenhuma busca por afinidade política ou ideologia.
O fato concreto e motivador, são as novas regras para as eleições municipais de 2020 e que estão tirando o sono de muitos vereadores de mandato no Alto Sertão de Alagoas.
Em Delmiro Gouveia a conta (não só na quantidade de votos, mas também nos custos de campanha) está alta para poder garantir uma vaga. Fala-se algo perto de 2.500 votos para ser atingido o coeficiente eleitoral, com base nas eleições de 2016. Geraldo Xavier, o mais votado daquele ano, aglomerou 1.922 eleitores.
Kel, que atingiu 1.696 votos, enfrentaria problemas no próximo pleito. Consciente do fim das coligações para as eleições proporcionais, está em busca de um partido para 'chamar de seu' e que possa dar alguma segurança para mais um mandato no legislativo delmirense.
No PT ele contaria com o apoio do atual Vereador Pedro Paulo, que também recebe o presidente de sorriso aberto pelo fato de que, nas eleições passadas os 825 votos não terem garantido sua entrada na Câmara pela porta da frente, o que só aconteceu com a precoce e não explicada renúncia de Daniel Marques, com a chegada de Kel, ele poderia ser o puxador de votos do partido, na tentativa de conquistar duas cadeiras no poder legislativo.
E assim, estaria se formando o primeiro grupo político para as eleições proporcionais de Delmiro Gouveia.
Ideologia…. Pt saudações.
Comments