As articulações políticas para as eleições municipais deste ano, estão tirando o sono, principalmente, dos vereadores que estão em seus mandatos e buscando a reeleição.
É fato que, com a nova lei eleitoral, a grande maioria dos edis do Alto Sertão de Alagoas, sozinhos, não conseguem se eleger. Até os mais votados estão distantes do quociente eleitoral para garantirem suas vagas.
Como já não é possível criar as antigas coligações que mais pareciam 'sopas de letrinhas' onde o único objetivo era angariar votos sem preocupação alguma com as ideologias partidárias, os atuais vereadores estão se tornando grandes matemáticos.
Em Delmiro Gouveia, até o vereador mais votado nas eleições de 2016, Geraldo Xavier com 1.922 votos, está distante da meta que, para Delmiro, deve ficar perto de 2.500 votos se for repetida a quantidade de votos válidos na eleição de outubro.
Nos bastidores está sendo articulado um grupo onde estariam os vereadores Geraldo Xavier, Kel e Henriqueta. Olhando os números de 2016, a união traria algo perto de 4.900 votos o que só iria garantir 2 vagas e com certa dificuldade.
Neste cenário, e para a composição dos partidos, seria necessário atrair mais personagens que pudessem captar mais votos e sustentar a eleição de mais um candidato.
E aí que surge o problema.
Quem mais possui votos além dos vereadores eleitos, são os suplentes e, nos senadinhos, alguns já afirmaram que não irão para partidos onde existam vereadores de mandato. Muitos estão aguardando apenas a janela partidária para que possam migrar para outras legendas.
Em uma conta rápida, para que o grupo comandado por Geraldo Xavier tivesse êxito, seria preciso captar mais 14 possíveis candidatos com uma média de 300 votos cada, o que não é uma tarefa fácil.
Com as mudanças na legislação, os partidos em Delmiro Gouveia poderão ter até 17 candidatos e destes, 5 precisam ser mulheres.
Além dos 3 vereadores, os outros 7, já que Pedro Paulo se declarou pré-candidato a Prefeito, estão em busca dos grupos políticos para que possam ter sustentação na disputa pela reeleição.
O que é fato, os que hoje caminham ao lado do Prefeito Padre Eraldo, podem estar subindo em outros palanques, para individualmente garantirem os benefícios que a casa legislativa os dá.
Comments