Prefeito de Olivença decreta situação de emergência devido falta d'água há mais de 20 dias

Casal informou que novo conjunto motobomba já foi instada na captação em Pão de Açúcar

Foto: Reprodução da Internet

O prefeito de Olivença, Josimar Dionísio, decretou situação de emergência no município sertanejo devido à falta de água. A informação consta na edição desta sexta-feira (22) do Diário Oficial dos Municípios.

De acordo com com o decreto nº 06, de 18 de janeiro de 2021, a cidade sertaneja está sofrendo com a falta de água há cerca de 25 dias, tanto nas residências, quanto em estabelecimentos comerciais.

“A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) ainda não retomou o abastecimento de água neste Município, mesmo após as intensas tratativas provocadas pela Prefeitura Municipal de Olivença nos últimos dias”, explicou.

Ainda de acordo com o documento, disponibilizado no endereço eletrônico da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), a estiagem prolongada também tem provocado severas dificuldades “à subsistência e à saúde da população”.

Em contato com a reportagem do Correio Notícia, a Assessoria de Comunicação da Casal informou que na madrugada desta quinta-feira (21), ocorreu a instalação de um novo conjunto motobomba na estação de captação de Pão de Açúcar. Esse equipamento opera em substituição ao anterior, que apresentou defeito na última sexta-feira (15).

Com a conclusão do serviço, o sistema de abastecimento da região, que ficou com a vazão de água limitada a 50% do dias 15 ao 20, voltou a trabalhar na capacidade máxima. Desse modo, o fornecimento do líquido já está em fase de regularização nos municípios de Batalha, Cacimbinhas, Carneiros, Dois Riachos, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Izidoro, Maravilha, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira.

"Os furtos de água também eram uma das causas do desabastecimento de água em Olivença, mas, em uma operação de fiscalização junto à Polícia Militar, no dia 15 deste mês, encontrou 25 irregularidades, que eram para abastecer fazendas, açudes e caminhões-pipas. Com essas irregularidades desmanchadas, esperamos que o abastecimento em Olivença melhore", finalizou a Casal.


Fonte: Correio Notícia

nike_banner.jpg